Pages

twitterfacebookgoogle pluslinkedinrss feedemail
 

terça-feira, abril 14, 2009

Um sonho feliz de cidade

0 comentários


A Prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, parabeniza a cidade pelos seus 283 anos.


Foto: Chico Albuquerque, Mucuripe, 1952

A Prefeitura de Fortaleza entende que o aniversário da Cidade é mais do que mera comemoração de um possível marco fundador inaugural ou da passagem do tempo. Comemorar a existência e a evolução do lugar onde nascemos e nos tornamos cidadãs e cidadãos é um momento único de afirmação daquilo que nos une e, ao mesmo tempo, nos diferencia; do esforço coletivo por qualidade de vida e bom convívio social; do espírito de civilidade e cidadania que possibilita e impele as transformações sociais em curso.

Com seus espaços públicos recuperados e reocupados, Fortaleza voltou a ser um lugar de encontros e sociabilidades compartilhadas; com a proteção do patrimônio natural, histórico e cultural, lembrou de olhar para si e valorizar sua história e seus símbolos; com a garantia de uma tarifa social acessível para o transporte urbano aos domingos, os fortalezenses fizeram valer mais ainda o seu direito de ir e vir, passando a conhecer melhor a sua cidade e seus encantos; com a real possibilidade de decidir as prioridades de aplicação do orçamento municipal, os moradores dos mais diversos bairros ganharam autonomia e legitimidade para transformar o cotidiano deles próprios e das comunidades em geral; com o fardamento completo e a merenda escolar de qualidade, os estudantes das escolas públicas do Município ganharam estímulo extra para ir à escola buscar conhecimento e lições de cidadania.
Fortaleza está melhor por fora e por dentro. Não à toa, crescem a humanidade e auto-estima de seus moradores, assim como a capacidade de avaliar criticamente e exigir a qualidade dos serviços públicos. Encarado e tratado como agente ativo do processo de transformação social, o fortalezense vem se reapropriando da cidade e aderindo aos chamados públicos de decisão e celebração. Com base na experiência vivida e compartilhada, reconhece com mais clareza as potencialidades e fragilidades do seu lugar. Por isso, se comemora, ao mesmo tempo em que percebe: aos 283 anos, as muitas Fortalezas que nasceram e declinaram em um mesmo solo, incomunicáveis entre si, hoje dialogam em nome de um projeto coletivo, desafiador e subversivo de beleza. Luizianne Lins Prefeita de Fortaleza

0 comentários:

Postar um comentário