Esta pesquisa é fruto de parceria entre as Fundações Perseu Abramo e a alemã Rosa Luxemburg Stiftung. É uma realização do Núcleo de Opinião Pública da FPA, sob a coordenação dos sociólogos Gustavo Venturi e Marisol Recamán.
Data de Campo: 15/set a 06/out 2003
A pesquisa "Discriminação racial e preconceito de cor no Brasil" tem como objetivo:
Investigar a percepção do preconceito de cor e práticas discriminatórias, em busca de novos subsídios para políticas públicas e intervenções do movimento social.
Traçar um estudo comparativo sobre o fenômeno do racismo e da xenofobia no Brasil e na Alemanha, a partir de dados da Fundação Rosa Luxemburgo.
Conhecer as opiniões sobre políticas públicas compensatórias para as populações discriminadas (políticas de cotas e outras);
Investigar as diferenças e identidades de opinião em relação ao preconceito de cor e ao reconhecimento do problema da discriminação racial no país; a freqüência com experiências discriminatórias e a consciência de seus direitos.
Contribuir para a reflexão e subsidiar a ação de agentes sociais envolvidos com o desenvolvimento e fortalecimento da cidadania das populações racialmente discriminadas, e para a definição de políticas públicas, seja via Estado, sociedade civil ou através da academia.
No momento estão disponíveis os resultados sobre Evolução do preconceito racial no Brasil e Cotas e ações afirmativas
Em breve estarão disponíveis também outros resultados sobre discriminação institucional, racismo/xenofobia e arquivos para download.
0 comentários:
Postar um comentário